Os Vários Tipos de Pele

A pele é o maior órgão do corpo humano. Ela ocupa 70 por cento do nosso corpo e é ela que reveste todos os nossos órgãos e os nossos ossos e músculos. Portanto nós devemos cuidar da nossa pele como se da nossa própria vida se tratasse. Se tu cuidas dos teus órgãos por dentro, também tens que cuidar da tua pele. Isto é extremamente importante. Mas para falar da pele eu tenho de falar das camadas da pele.

Existem três camadas principais da pele.

Mas Cátia eu já tinha ouvido falar de quatro camadas?! Sim existem três camadas da pele principais mas eu considero uma quarta camada também é camada córnea.

Ela é a camada superior da pele e onde é formado o mantra hidrolipídico.

A derme é onde é constituída todo o nosso sistema circulatório é constituído por vasos sanguíneos. Ela tem um folículo populoso que é onde se gera o pêlo. É também onde é produzido os fibroblastos o colágeno e elastina. Tudo aquilo que nós precisamos para a nossa pele se manter assim no sítio certo.

E depois temos a epiderme é a camada mais profunda da pele, é nessa camada que se que se produz a nossa gordura, é a camada mais inferior, é a camada que nós não atingimos com a mão. Mas se queremos tratar dela temos que tratá-la por dentro bebendo água, fazendo uma boa alimentação e até mesmo algum exercício físico para podermos trabalhar ali a parte do metabolismo para que aquelas gorduras não se acumulem nos locais onde nós menos gostamos.

A pele ela tem várias funções: ela tem uma função protetora, ela tem a função metabólica porque ela faz o metabolismo da vitamina C por vitamina E por exemplo ela tem como função também termo reguladora. Ela regula a nossa temperatura através da secreção sebácia e da sudorípara.

Agora vou falar dos vários tipos de pele

Pele Seca

A pele seca é uma pele mais fina, é uma pele que não tem brilho, ela é baça é uma pele que ao toque é áspera. E é uma pele que reage por exemplo com sabonetes para induzir uma reação parece que a nossa pele repuxa. E se reagir também com água além do sabonete então já estamos a falar de um estado de pele que eu não vou falar hoje porque algo mais profundo. Mas posso dizer que pode estar desidratada. Mas a pele seca é uma pele que tem tendências a rugas, e a rídulas que são as linhas de expressão. É uma pele que por norma precisa de muita hidratação.

Pele Normal

A pele normal ela só é considerada normal até chegarmos à puberdade.

O que é que pode acontecer com o passar do tempo? ela pode ser seca a normal.

Isto é o que? Este  tipo de pele seca normal é uma pele que não reage tanto ao sabonete, não reage a água, apresenta ali falta de brilho, apresenta-se um bocadinho mate, não é tão áspera.

Pele Mista

A pele mista é uma das peles que dá mais trabalho a tratar. Porque é a conjugação dos dois tipos e metade é oleosa e a outra parte é seca em 99 por cento dos casos a pele mista ela é considerada oleosa na zona T. Qual é a zona T? queixo, nariz e testa e pode também ser as pálpebras superiores e muitas vezes á aquelas pessoas que dizem: eu ponho as minhas sombras mas ao longo do dia a minha sombra parece que derrete, é porque a tua pálpebra é oleosa. Então tem que ter alguns cuidados específicos com ela. A zona maxilar e as bochechas costuma ser um pouco mais secas. Atenção podem 99% porque há 1 por cento que pode ser ao contrário. Pode ser ao contrário, pois podes ter a pele oleosa noutros locais e não ser oleosa na zona T. Pode acontecer é uma exceção mas não é impossível de acontecer.

Pele Oleosa

Depois temos a pele oleosa. Eu acho que não é difícil definir o que é que é uma pele oleosa, é que a tua pele num todo brilha, toda ela tem brilho, é uma pele mais espessa, é uma pele que ao toque está sempre muito suave, é uma pele que reage muito bem ao sabonete. E quando nós colocamos água no rosto ela parece que a água até desliza que não dá aquela irritabilidade.

O que espero que leves daqui é que aprendas a identificar o teu tipo de pele, e encontrares o tratamento certo para o teu rosto.